Visando o briefing já identificado os problemas de usabilidade a qual precisa ter mais atenção e cuidado com melhorias no Menu dando uma confusão ao usuário, uma jornada de compras não muito objetiva e por fim uma página de produto com poucas informações para ousuário.
Entendendo qual objetivo a plataforma quer atingir com essas melhorias, busquei inicialmente fazer uma Análise Heurística da plataforma aplicado as 10 leis de Nielsen para eu posso identificar erros a qual fere a usabilidade e também busquei fazer um Desk Research e Benchmarking para ver concorrência e Métricas de UX para entender de fato qual é o real problema da plataforma. Em cima desses dados quantitativos busquei soluções viáveis para o projeto não sendo inicial com custos altos e com objetivo de melhorias de usabilidade.
Com as pesquisas quantitativas como Desk Research e Benchmarking entender melhor todo perfil do usuário da plataforma, como o teste tem um tempo curso para entrega, não consigo fazer uma pesquisa mais qualitativa para que pudesse ter mais insights do problema e assim ser mais assertivo durante o processo de melhorias. Os concorrentes diretos e indiretos tem uma plataforma parecida com alguns detalhes que deixa pra trás a plataforma, trazendo um menu mais interativo e comunicativo com o usuário dando a ele controle sobre suas ações
e trazendo também continuidade nos componentes e elementos.
Como tenho pouco recursos para validar minhas dúvidas e suposições
pensei em buscar a pergunta correta a se fazer no momento desse.
Entender qual “valor” a empresa quer nesse momento? Valor a longo prazo, a curto prazo? Segurar o usuário mais tempo na plataforma? Ter menos desistências nas compras? Diminuir a quantidade de pessoas que ligam no SAC?
E como não tenho esse contato para tirar essas dúvidas mais qualitativas para saber o porque isso está acontecendo. E pensando no contexto como um todo fazer a pergunta certa como: “Queremos vender mais”. Entender, como podemos ser mais efetivo com isso? Como a gente otimiza os recursos que a gente tem? e principalmente, pra quem? e porque isso é importante para gerar valor para as pessoas?
Entender até onde podemos ir com as melhorias na plataforma, porque pensando no custo de desenvolvimento e tempo para implementar e o quanto isso irá trazer de retorno. Porque pensando em uma ideia inovadora ou maravilhosa para a plataforma, tendo uma usabilidade incrível e dando valor para os usuários, mas se ela for inviável não tem como colocara ideia na prática.
Com a pergunta reformulada, entender para onde o projeto pode ir e como devemos ir. Entender melhor o contexto e claro o senário ideal seria com mais tempo para aplicar teste e validar protótipo, teste A&B para validar todas soluções aplicadas.
As mudanças que hoje passamos com a pandemia, devemos entender melhor qual contexto o usuário final está estabelecido e quais as suas frustrações durante o uso da plataforma e ver quais melhorias para “AGORA” seria mais assertiva para a empresa.
A plataforma fere algumas heurísticas a qual prejudica a usabilidade dos usuários finais. Entender aplicar de
forma mais simples e clean vai deixar que momentos do fluxo sejam mais rápidos ao objetivo final que é
finalizar uma compra e claro fazer como que esse usuário volte mais vezes não só por conta dos produtos
mais sim do serviço prestado, assistência, ajuda durante o processo de compra e facilidade de navegação.
A plataforma tem algumas coisas desalinhadas a qual não mostrar continuidade e com isso mostrar
confusão na hora de finalizar a compra. Um dos erros é com a cor, a empresa trás o verde com a cor primária,
mas entendendo a psicologia das cores. De acordo com um estudo realizado por Satyendra Singh, com a
Universidade de Winnepeg, 90% das decisões instantâneas relacionadas às compras são tomadas por
influência das cores, e a COR VERDE que traz a questão do relaxamento e isso não leva o usuário a comprar a
finalizar a compra, e tem uma segunda cor secundária a qual foi pouca aproveitada na plataforma para sim
levar o usuário a compra final de fato que é a COR LARANJA fazendo assim a chamada para AÇÃO como
INSCREVA-SE, COMPRE ou VENDA.
Alguns erros de repetição e claro pouca informação ao usuário a qual deixa ele sempre com mais dúvidas
sobre o produto pois se ele não tem a certeza do que está comprando muito difícil ele irá finalizar a compra.
A plataforma precisa ser mais objetiva e comunicativa prevendo as maiores dúvidas dos seus público alvo
para assim conseguir converter melhor.
A análise foi feita em comparação com um dos maiores concorrentes da marca MODALOVE.COM.BR a qual se
preocupara com alguns detalhes, mas nada que a plataforma não possa melhorar pois vendo alguns números
no SEO Google Analytics e SEM RUSH traz um tráfego 138,443 de cliques que é razoavelmente bom e que pode
melhorar e seu concorrente vem em primeiro lugar liderando com 324,708 cliques.
Para ter sucesso no projeto precisamos ter mais insights para sermos mais assertivos e entender
melhor todo processo e fluxo do usuário para que as aplicações de melhorias sejam aplicadas.
Precisa ver com o desenvolvimento e quer qual é a complexidade das melhorias e quais terão mais
impacto para a plataforma no geral. Entender qual orçamento inicial para dar start no desenvolvimento
e quanto tempo isso pode ser finalizado para não prejudicar a plataforma.
Para ser mais assertivo nas aplicações, fazer alguns testes de usabilidade das melhorias ou até mesmo do
protótipo de alta fidelidade para que ver qual aplicação terá mais impacto e ver melhor as necessidades
dos usuários.