Tomate Seco

Sobre o projeto.

A ideia era criar um aplicativo para entrega de comida rápida e conveniente. O aplicativo Tomate Seco ajuda os clientes a saborear em seus pratos favoritos do restaurante favorito apresentar sua área local.

Iphone Mockup 3
Depois de muitos Benchmarking, Discovery , Pesquisas Quantitativa e Qualitativa com entrevistas diretamente com usuários reais consegui chegar em um objetivo mais assertivo com o projeto.

Em 2021, iniciei um projeto pessoal de UX com foco em alimentação vegana e vegetariana, visando promover um estilo de vida mais saudável. Utilizei os métodos do Double Diamond para guiar o processo de criação. Durante a jornada, enfrentei desafios na organização do tempo e na tomada de decisões, como a escolha do nome e da logomarca. O público-alvo escolhido foi o de veganos e vegetarianos.

Busquei evoluir no projeto por meio da organização do tempo e obtive insights importantes. Durante o processo, enfrentei obstáculos na tomada de decisões, como a escolha do nome e da logomarca, mas pude aprender com a prática. A jornada será relatada a seguir.

A proposta do projeto foi desenvolver uma solução de UX para promover uma alimentação vegana e vegetariana, visando um estilo de vida mais saudável. Para guiar o processo de criação, foram utilizados os métodos do Double Diamond. Durante o processo, foi necessário definir o público-alvo, que foi escolhido como sendo os veganos e vegetarianos.

Como facilitar o acesso às informações sobre restaurantes veganos/vegetarianos?

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Fase 1: Imersão

° Desk Research

° Discovery

° Pesquisa Qualitativa

° Pesquisa Quantitativa

° Matriz CSD

Fase 2: Definição

° Personas

° Mapa de empatia

° Job Sotry

Fase 3: Ideação

° Brainstorming

° Benchmarking / Análise Heurística 

° Jornada do Usuário

° Método MoSCoW

° Fluxo do usuário /Wireframe

Trending Products

Fase 1 - Imersão

Desk Research

Essa etapa foi importante para conhecer alguns dados e informações já existentes sobre o universo veg. Ela é feita através de uma pesquisa na internet.

Pesquisa quantitativa

Depois de ter alguns dados, foi elaborado um formulário com perguntas gerais sobre o público, suas necessidades e hábitos.

Dados coletados:

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68.9%

Idade

Faixa etária entre 25 e 40 anos

68.2%

Maioria

Mulheres e 31,8%

64.4%

Delivery

Usa, mas não com frequência. 32,6% usa todo o dia

57.6%

Valor médio

Entre R$ 20,00 e R$ 30,00 pagar por refeição em app de delivery

40.9%

Frete

Preferência é de frete grátis

77%

Delivery

Relação com delivery responderam que pode melhorar

44.7%

Curiosidades

Tem curiosidade sobre o universo vegano/vegatariano

84.8%

Experiências

já experimentou comida vegana/vegetariana

25.8%

Frequência

Come sempre que pode

22.7%

Frequência

Come todos os dias

Trending Products

Pesquisa qualitativa

Nessa etapa, são escolhidos alguns usuários da pesquisa quantitativa para uma conversa um pouco mais longa e específica. Aqui é preciso entender o contexto e as possíveis dores do usuário. Foram entrevistadas 7 pessoas.

Para realizar as entrevistas foram separados dois grupos:

1. Usuários de app de delivery que usam todo dia
2. Usuários de app de delivery que usa mas não com frequência

Perguntas:

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Há quanto tempo você é vegana/vegetariana?

O que te motivou a se tornar vegano ou vegetariano?

O que te motiva a utilizar app de delivery?

Já teve algum problema com app de delivery?

Matriz CSD

Matriz CSD (certezas, suposições e dúvidas): é uma ferramenta que ajuda na categorização dos dados e informações ao longo do projeto. No início ela deve ter mais suposições e dúvidas e conforme o projeto for avançando, deve estar mais preenchida na coluna de certezas.

Top Insights

Após as pesquisas, e os dados levantados é feito um quadro com os 5 top insights:

vegetais, vegetais, vitaminas-1319821.jpg
tomate, óleo, ervas-5325850.jpg

Frete caro para comidas veg

Trazer alternativas de entregas mais baratas e sustentáveis para eles seria uma ótima alternativa, mesmo que o tempo fosse maior.

tomate, queijo de ovelha, manjericão-1338938.jpg

Falta de confiança

Na hora de fazer o pedido por app de delivery, falta de cuidado com o pedido, transtorno de pedir para voltar o pedido e outros fatos. ainda não mapeados.

legumes, abacate, aspargos-2338824.jpg

Visual nada atrativo

Apelo visual, afeta na hora de fazer o pedido da refeição e assim não sendo atrativo para fazer a compra.

óleo, azeite, comida-3112195.jpg

Estilo de vida Vegan e Vegetariano

Crueldade animal, é um motivador principal para se tornar vegano e vegetariano. Mas existem outros pontos a qual ajudaram a fortalecer esse estilo de vida.

refeição, salada, pepinos-2834549.jpg

Custo alto das refeições

Com valores elevados buscam alternativas para conseguirem se alimentar de forma rápida e prática.

Matriz CSD | revisão de dados

Aqui após a indexação e análise de dados relatados nas etapas anteriores, são colocados na fase 2 da Matriz CSD, agora ela já conta com a coluna de certezas com muito mais informação que as outras 2 colunas.

Fase 2 - Denifição

Personas

Com as informações do usuário na fase 2 personas: um usuário elaborado com o vegano e um nãovegano. Cada pessoa, hábitos, rotinas, dores, idade e hobbies e desejos.

São elas que passam a guiar o projeto nesse ponto, pois representam um usuário muito próximo da realidade na utilização do produto que está sendo desenvolvido.

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Mapa de empatia

O Mapa da Empatia é uma ferramenta utilizada para conhecer melhor o usuário. A partir dele é possível detalhar a personalidade e compreendê-lo melhor.
São 6 perguntas que ajudam a identificar o público-alvo e assim conhecer seus sentimentos, dores e necessidades. desenvolvido.

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O que pensa e sente?

Sente falta de confiança em utilizar app de delivery

O que ouve?

Desculpas do estabelecimento quando ocorre algo errado com o pedido

O que faz e fala?

Quando pode cozinha seu próprio alimento

O que vê?

Não encontra opções com bom custo-benefício em app de delivery

Pontos de dor

A maioria dos usuários entrevistados relatou falta de confiança em utilizar um app de delivery

Vantagem

Variedades de restaurantes e pratos Reunir em um só lugar avaliações de restaurantes vegs essa informação foi fundamental para as próximas etapas

Job Stories

Ferramenta utilizada para entender, qual a motivação do usuário? Qual a necessidade dele?

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01.

Quando?

Quero consumir comidas vegs prontas

02.

Eu quero/preciso

Ter acesso a dicas, estimativas e localização de restaurantes

03.

Para que eu possa

Decidir em qual restaurante comer ou pedir

04.

Premissa de sucesso

Conseguir me alimentar seguindo estimativas e dicas de outros usuários

Esse ponto começou a definir o rumo que o projeto passa a seguir a partir de agora.

Fase 3 - Ideação

Brainstorming

Nessa etapa já é possível e necessário ter definido o problema, a dor do usuário deve seguir as etapas próximas.

Problema:  Dificuldade no acesso através do aplicativo de entrega para usuários vegs.

Dor:  Falta de confiança no uso de aplicativos de entrega

Solução:
desenvolver um aplicativo de estimativas de resultados vegs, assim o usuário pode ter mais confiança em escolher um estabelecimento determinado para se alimentar. Ele vai possibilitar o compartilhamento de informações como: preço, localização e experiências de outros usuários, sejam elas boas ou não.

Quando foi feito o brainstorming através do método 4x4x4 essa solução ainda ficou mais clara.

Estacionamento de ideias

Essa é uma ferramenta que pode ser utilizada ao longo de todo o projeto, mas aqui ela pode ser realmente levada em consideração. São ideias que podem ser muito interessantes para não usar nenhum aplicativo.

Por exemplo:

  • App de receitas de restaurantes vegs ou quem receitas vegs

  • Recrutar pessoas para fazer estimativas dos restaurantes

  • Colocar uma forma de delimitar a área de localização do restaurante

Benchmarking / Heurística

Ferramenta utilizada para comparar apps semelhantes, separando em pontos positivos (post-it verde) e negativos (post-it vermelho). Aqui eu fiz a análise do app Booking, que apesar de ser de outro setor que é viagens, ele também tem estimativas dos usuários. E também analisa o Happy Cow, esse já bem específico utilizado pelo público vegano/vegetariano.

Booking - Aplicativo de reservas de hotéis e viagens

Happy Cow - Aplicativo de restaurantes veganos, vegetarianos e sem glúten.

Pontos interessantes:

  • Facilidade de achar as informações que estão sendo pesquisadas

  • Grande variedade de hotéis com preços acessíveis

  • Facilidade de entrar em contato com o dono da reserva

  • Intuitivo, prático, ágil na busca

  • Facilidade de localizar um hotel por localidade ou preço da diária

  • Informações precisas e claras

Pontos interessantes:

  • Facilidade em encontrar restaurantes, layout claro e objetivo

  • Geolocalização através do nome da cidade

  • Ícones que diferenciam restaurantes veganos, vegetarianos e sem glúten

  • App mostra em tempo real se o estabelecimento está aberto ou fechado

  • Ponto negativo: não tem tradução para o português, algumas partes do app são em inglês outras em português, usuários relatam que gostariam de um app em português.

Jornada do usuário

Nessa etapa são relacionadas as situações possíveis que o usuário irá realizar.

  1. Vê pessoas no Instagram compartilhando publicações sobre o app

  2. É direcionado para a loja de apps e faz o download

  3. Abre o app e passa pelo onboarding

  4. Utiliza um filtro para encontrar lugares por localização, preço, avaliação

  5. Cria sua para poder colaborar com um compartilhamento conta de uma experiência

  6. Recebendo um convite para compartilhar sua primeira experiência

  7. Compartilha a avaliação

Mapeamento da jornada do usuário

Card Sorting - Features

Aqui são necessários os itens do app.

  • Como será o login?

  • Quais são os filtros?

  • Terá tags? Quais?

  • Como será a função de favoritar um restaurante?

  • Como será o usuário preencher a sua avaliação?

  • Perfil da pessoa?

  • Espaço para contato?

  • Busca será por nome do restaurante?

  • Como será uma avaliação publicada?

  • Terá mapa?

  • ter pontos de fidelidade?

hambúrguer, lanche, hambúrguer-494706.jpg
espeto de legumes, páprica, tomate-3317055.jpg
tomates, videiras, gotas de água-1561565.jpg

Método MoSCoW

O método MoSCoW é uma técnica de priorização usada em gerenciamento, análise de negócios, gerenciamento de projetos e desenvolvimento de software para chegar a um entendimento comum.


Aqui nessa etapa são definidos o que terá no MVP e o que não terá por enquanto.

São definidos em 4 quadros:

01.

Deve ter (Must Have)

02.

Deveria ter (Should Have)

03.

Poderia ter (Could Have)

04.

Não terá por enquanto (Won’t Have)

Quadros com os dados priorizados através do método MoSCoW

Must Have

  • Login usuário/login por redes sociais

  • Meio de avaliar restaurantes vegs

  • Compartilhar de forma anônima uma avaliação

  • Tags para facilitar a usabilidade

  • Ter como favoritar restaurantes

  • Buscador por nome do restaurante

User Flow

Aqui é definido de forma clara e eficiente, o caminho a ser percorrido pelo usuário dentro app. É o fluxo dele durante a navegação.

Nesse caso temos 3:

  • Caso ele só queira buscar um estabelecimento ele não terá necessidade de estar logado no app

  • Agora se ele quiser compartilhar uma avaliação de uma experiência em um restaurante veg, ele precisa estar logado no app

  • Se ele quiser favoritar um restaurante, também terá que efetuar o login

Wireframe

Finalizando a etapa de ideação, são feitos os processos de protótipo em baixa fidelidade. Neles são colocados de uma forma bem simples como poderá ser o app, aqui sem se preocupar com cores, nomes, texto.

Fase 4 - Prototipação

Última etapa do processo do Double Diamond. Nessa o projeto toma forma de verdade, com cores, nomes, textos, ícones.

Começando pelo moodboard, um painel semântico com referências visuais que vão ajudar nas escolhas e decisões daqui pra frente.

No meu moodboard, eu observei que as cores vermelho, amarelo e verde eram muito presentes e por isso defini esses tons para o meu protótipo final.

UI (user interface) Style Guide

Nesse quadro estão os elementos visuais que escolhi para seguir no meu protótipo de alta fidelidade.

Teste de usabilidade

Realizei o teste com 4 usuários. O que pude extrair de informações sobre o app:

Tarefas que pedi para realizarem:

  1. Entrar sem aplicativo

  2. Fazer uma busca por um restaurante

  3. Adicionar uma nova avaliação

Resultados:

  • App fácil de navegação

  • Simples, lembra a usabilidade do Ifood

  • Prático

  • Foi levantada a questão de adicionar a categoria glúten free, mas para isso precisaria realizar uma nova pesquisa

  • Cores agradáveis

  • Nos primeiros teste tinha um espaçamento de multiplos por 10, e verificando fiz as mudanças para  espaçamentos de multiplos por 8x (feito)

  • Layout bonito, clean

  • Deixar as fotos em destaque é um ponto positivo

  • Colocar uma tela só para a avaliação (não foi feito nesse momento)

  • Conseguiu atigir muitos objetivos importante nesse inicío de projeto e irá estar em contanste melhoria

  • Logo bonito

Conclusão final

Ao longo de um ano aprendi que:

  • É importante confiar no processo, sempre!

  • Sempre tenha os dados para concretizar o que está sendo falado.

  • Tenha foco e acredite em você!

  • Nem sempre a sua ideia será considerada, e tudo bem.

  • Esteja aberta a mudar o caminho do caso seja necessário.

  • UX é um universo lindo, colaborativo e muito incrível!

  • Cuide primeiro das pessoas.

  • Você não é o seu usuário.

Mais de um ano para chegar nesse resultado, mas estou melhorando todos os dias para ser mais assertivo
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Foram feitas 132 entrevistas no decorrer do processo de criação e agradeço a todos usuários
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De foco e dedicação a esse projeto pois queria muito desenvolver algo dessa imersão
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Baseado em dados reais com usuários reais e formulários e entrevistas
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Paulo Santos

UX/UI Designer

Iphone Mockup 2

OBRIGADO POR CHEGAR ATÉ AQUI!