#feitocomcarinho

APP & Web Site
Plus Size

Aplicativo e Web Site feito com exclusividade para PLUS SIZE, criando uma aproximidade maior com a diversidade mostrando os valores e a importância da beleza da mulher.

PLUS SIZE NO BRASIL

Nesse projeto fiz o desafio de melhorar a acessibilidade e usabilidade das PLUS SIZE, com muita pesquisa de mercado, sentindo as dores dos usuários e criando um protótipo de APP interativo que atende as necessidades desse público-alvo.

Visão Geral do Projeto

Problema:

Minha motivação de criar um APP exclusivo para PLUS SIZE, voltado para esse público que vem crescendo cada vez mais no mercado, temos muitos apps e sites relacionados e até com algumas sessões para o Plus Size que oferecem algum suporte para essa classe, porém ainda encontram muitas dificuldades em encontrar roupas que sejam adequadas para eles e também possuem poucas informações no site sobre os produtos que estão disponíveis para compra.

Solução:

Com todo essa pesquisa meticulosa, busquei trazer o melhor das plataformas para criar um aplicativo completo, onde o usuário pode acessar e encontrar o produto final de maneira fácil e intuitiva. Além disso, desenvolvi um site que permite ao usuário ter acesso a partir de qualquer computador ou tablet, garantindo ainda mais comodidade e praticidade.

Objetivo de negócio:

Com base em Desk Research, pesquisas quantitativas, qualitativas meu APP foi criado para atingir os objetivos de levar qualidade e atendimento.
Através da análise de dados de mercado, identifiquei que a demanda por roupas PLUS SIZE está em constante crescimento.
Eu observei que quando os produtos não são direcionado para esse público de PLUS SIZE o mercado não consegue entregar de forma assertiva os produtos e serviços de qualidade, e isso causa um queda de vendas e procura de roupas PLUS SIZE no seguimento.
É essencial direcionar os esforços de marketing e publicidade para o público alvo adequado, garantindo assim uma mensagem eficaz e resultados positivos.
Como poderia melhorar o seguimento de vendas de PLUS SIZE para que nossos clientes tenham mais sucesso ao entrar em nosso APP e conseguir encontrar o produto do seu gosto e medida. 

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Estou constantemente empenhado em aprimorar a experiência de compra dos usuários, através da implementação de recursos adicionais e melhorias no aplicativo.

Minha função:

Pesquisa de Usuário, Design UX / UI, Branding, Prototipagem, Teste de Usabilidade.

Equipe

Paulo Santos “UI Design”, “Pesquisa de Usuários”, “UX Design”, “Prototipagem”. Leandro Resende “Orientação”.

O DESAFIO

O que me motivou a buscar soluções para esse problema, foi a demanda e o crescimento do mercado de PLUS SIZE desde 2018 até hoje, mas com pouca visibilidade de mercado. Fiz o projeto todo desde das pesquisas de mercado e usuários, até a criação do APP.

“Como posso melhorar a experiência de quem procura estilo de roupa PLUS SIZE?”

O CENÁRIO ATUAL 

PLUS SIZE: Não é à toa que, atualmente, o segmento é bilionário em faturamento – segundo a Associação Brasileira de PLUS SIZE (ABPS). … Por mais que tenha números atrativos, o mercado PLUS SIZE ainda enfrenta muitos obstáculos: a falta de matéria-prima, de modelagens ideais e também a presença do preconceito. (fonte Pesquisa Google)
O mercado está se aquecendo cada vez mais com o crescimento das empresas de têxtil e lojistas, com um aumento significativo em média de 4% ao ano rendendo valor de mais de 4 bilhões de reais por ano. Revistas de saúde e de moda vem buscando também estratégias para atingir esse público tão grande no mercado vestuário. 
O setor feminino tem o maior crescimento com início desde de 2016 até os dias atuais com uma porcentagem de 9,3% e já o vestuário masculino também busca ter um aumento no mercado. Existem mais de 20 mil empresas que produzem roupas femininas e 30,4% delas produzem PLUS SIZE feminino. 
Fonte: Estudo do Mercado Potencial de Moda Masculina, Feminina PLUS SIZE 2017 do IEMI – inteligência de mercado. 

Apesar do preconceito, mulheres comemoram o crescimento do mercado PLUS SIZE.

“Nem todas se aceitam do jeito que são. Todos sabem o número que veste, todos sabem o que fica bom ou não no corpo. Não cabe a você determinar isso por nós. O corpo da mulher PLUS é tão lindo quanto o da mulher magra, da mulher sarada, mas se você não gosta e tem preconceito, fique quieto”, comenta Isadora.
O preconceito contra o corpo existe há muito tempo, contudo, com o movimento de empoderamento feminino tomando força, as pessoas estão mudando a forma de pensar.
Segundo a jornalista e blogueira Paula Bastos, a moda PLUS se desenvolveu muito nos últimos anos. Novas marcas surgiram e mais variedades de tamanhos e modelos nasceram. Contudo, o fim do preconceito contra a moda ainda anda a passos lentos.
“Muitos acham impossível uma pessoa gorda ser bem vestida ou estar bem apresentada. A sociedade ainda tem essa visão muito tóxica com o gordo e isso afeta a moda PLUS SIZE”, ela afirma.
Nos últimos 10 anos, a moda PLUS vem se desenvolvendo bastante, melhorou e surgiu muitas marcas. Antes, a gente não tinha o tamanho da variedade que a gente tem hoje.

OBJETIVO DE NEGÓCIO

Com base em Desk Research, pesquisas quantitativas, qualitativas meu APP foi criado para atingir os objetivos de levar qualidade e atendimento. Eu observei que quando os produtos não são direcionado para esse público de PLUS SIZE o mercado não consegue entregar de forma assertiva os produtos e serviços de qualidade, e isso causa um queda de vendas e procura de roupas PLUS SIZE no seguimento. Como poderia melhorar o seguimento de vendas de PLUS SIZE para que nossos clientes tenham mais sucesso ao entrar em nosso APP e conseguir encontrar o produto do seu gosto e medida. 

USUÁRIOS 

São a maioria mulheres que buscam mais produtos(roupas) vestuários mais amplos para elas comprarem, e terem a escolha do que vestir sobre a sua condição de estética. Querem que as lojas, fabricas têxtil, e movimento da moda olhem mais para essa classe que está crescendo muito no Brasil.

PERSONA

Storytelling - Maria Santos 

ERA UMA VEZ Maria Santos publicitária que ama fazer campanhas sobre marcas em crescimento de venda de roupa de PLUS SIZE. 
TODOS OS DIAS ela tem uma rotina muito simples de levar os filhos na escola e ir direto para o escritório fazer o que mais ama que é melhorar e divulgar as marcas que respeita as PLUS SIZE.
POR CAUSA DISSO, sempre fez como que ela se vestisse muito bem, e mostra-se a sua importância e a sua elegância, mas sempre teve dificuldades em encontrar roupas da moda a qual fosse seu estilo. Ela sempre discuti nas redes sociais para as industrias olhassem mais para essa classe e produzissem roupas para todos os tamanhos. 
ATÉ QUE FINALMENTE ela conseguiu ser ouvida por algumas marcas de roupas e criar modelos diferenciados a qual ela pudesse ser mãe ao mesmo tempo ser publicitária com estilo e conforto.  

Storytelling - Marcela Oliveira 

ERA UMA VEZ Marcela Oliveira estudante de Administração que sonha em entrar em uma empresa renomada no mercado para ter um plano de carreira a qual ela busca reconhecimento profissional.
TODOS OS DIAS ela busca buscar mais conhecimento sobre a área dela, a empresa que ela trabalha por mais que seja pequena, trás a tradição de seus colaboradores a trabalharem com roupas formais e sempre alinhados, e por isso a Marcela enfrenta uma dificuldade a qual ela tenta resolver todos dias que é ter mais roupas formais para trabalhar, ainda mais ela que gosta tanto de moda e estar sempre muito bem vestida.
POR CAUSA DISSO, ela pesquisa em várias lojas físicas e online para ver se acha seu número para comprar e ter mais repertório de roupas para ir trabalhar, mas vê o quanto é difícil encontra roupas refinas PLUS SIZE.
ATÉ QUE FINALMENTE por uma indicação de uma amiga ela conhece o APP exclusivo para PLUS SIZE e consegue encontrar sua numeração e vários modelos de roupas para ela trabalhar e claro sair a noite, e ela buscam dar uma renovada no guarda-roupa para não ter mais problemas.  

JORNADA DO USUÁRIO

App Autêntica

Experiência de interagir com o aplicatico mesmo depois de alguns textes de usabilidade com usuários reais, e tendo várias melhorais cheguei em design a qual agradou 95% dos usuários da plataforma.

PRIMEIRA ETAPA DE VALIDAÇÃO

Para validar as proto-personas, suas jornadas, Storytelling e também as hipóteses levantadas até então, realizei dois tipos de pesquisas:
Quantitativa — por meio de uma formulário do Google Forms que foi distribuído em grupos do Facebook voltados ao assunto PLUS SIZE (Moda Plus Size). Nesta pesquisa, meu objetivos foi: definir padrões a partir das respostas obtidas, ter uma visão macro de como as pessoas entendem e lidam com este assunto e também do problema em si e gerar insights de possíveis dificuldades ou até de perguntas para a etapa qualitativa.
Qualitativa — por meio de entrevistas com potenciais usuárias do produto. Meu objetivo principal nesta pesquisa foi entender o que não funcionava dentro de nossas suposições e o porquê dessas suposições não funcionarem, a fim de termos ideias mais assertivas e profundas sobre o problema.
Então, para estruturar as pesquisas e gerar hipóteses, decidi utilizar uma Matriz CSD com certezas, suposições e dúvidas e reunir todas as informações coletadas durante a Desk Research, criação das proto-personas e suas jornadas.

CERTEZAS

Em 2018, a moda Plus Size cresceu 8% e movimentou mais de 7 bilhões de reais.

Expectativa é que o seguimento aumente mais de 10% este ano (2021)

Existe ainda um preconceito muito grande com o seguimento PLUS SIZE.

A maiora delas já sofreram algum tipo de preconceito, tanto por familiares quanto pessoas externas.

O mercado de moda Plus Size está cada vez mais diversificado. As as peças estão cada vez mais sofisticadas. 

Novas lojas virtuais Website/Aplicativos estão investindo no seguimento PLUS SIZE.

SUPOSIÇÕES

A maioria das mulheres PLUS SIZE não compram no Sites ou Apps.

Muitas mulheres PLUS SIZE sofrem preconceito com as lojas e atendentes.

Existem poucas lojas e sites especializados em PLUS SIZE.

A maioria das PLUS SIZES tem idade entre 25 até 50 anos.

Elas tem dificuldade de encontrar roupas com sua numeração nas lojas físicas.

Elas prezam pela modelagem de roupa do que qualquer outra coisa, como por EX: preço ou conforto.

DÚVIDAS

Como elas lidam com os preconceitos?

Qual é o olhar das lojas vendo essa seguimento crescendo?

O aumento de vendas de PLUS SIZE é significativo para os olhores da industria?

A família da apoio as escolhas ou também faz discriminação?

Porque elas querem as têndencias do mercado da moda?

Quais as dificuldades que elas encontram no Website ou Aplicativos para comprar roupas?

Desenvolvi também uma Matriz Impacto x Conhecimento para priorizar essas hipóteses a fim de definir as perguntas das pesquisas:

HIPÓTESE 

"Quais são as dificuldades dos usuários PLUS SIZE para encontrar roupas com seu estilo e tamanho?”

Pesquisa com Usuários

Fiz uma pesquisa aprofundada em cima dos usuários em potencial para me ajudar a obter mais insights sobre as dúvidas e alguns pontos do problema a qual não estavam claras. O questionário focou bastante em descobrir problemas mais profundo para realmente achar o real problema. 

A pesquisa foi feita com mais de 40 pessoas do público-alvo. As perguntas eram muitos relacionadas as suas frustrações com a industria da moda, logistas, e até membros familiares.  

Realmente gostaria de ter uma amostra de usuários maior para ter o máximo de insights suficiente para exclarecer mais pontos escuros sobre o assunto, mas essa pesquisa da pra validar e assumir que é representativa de toda a população, os resultados da pesquisa tendem a indicar que:

  • Buscar simplificar as plataformas de aplicativos e Websites; 

  • Os usuários querem produtos com modalagens maiores, mas também querem ser reconhecidos na industrias e coloque mais peças no mercado.

  • Os Usuários buscam empresas especializadas no seguimento, que trás mais tamanhos de peças e que segue a moda.

Estatísticas da Pesquisa

50%

Faixa Etária

Tem entre 36 à 45 anos

80%

Maternidade

Já tem filhos.

66%

Obstáculo

Tem dificuldade de encontrar suas numerações.

48%

Inclusão

Usam numeração acima dos 48.

86%

Preços

Encontra os preços de roupas PLUS SIZE muito elevados.

Respostas mais frequêntes na pesquisa

Você já sofreu algum tipo de preconceito por ser PLUS SIZE?

“Sim,muito frustante,fui fazer uma entrevista de emprego que me encaixava.pedia ser maior de 30 anos e cm experiência acima de três anos.era meu perfil,fiz a entrevista a gerente perguntou mas vc da conta de ficar em pé o dia todo,consegue subir escadas,disse que sim,então disse que faria mais algumas entrevista e depois mi ligariam qndo sai da loja vi a gerente rasgando meu currículo.pexi para uma sobrinha ir lá levar um currículo,ela era magra,novinha de 18 anos e nunca tinha trabalhado.a gerente chamou ela pra começar no outro dia.voltei na loja cm minha sobrinha e agradeçi a gerente por ela ter rasgado o meu currículo.pois jamais conseguiria trabalhar cm alguém tão preconceituoso.pois foi puro preconceito o que ela fez.”

Qual é o seu nível de dificuldade para encontrar roupas Plus Size?

73% dos usuários dizem que a dificuldade é média, mas a maior dificuldade é a parte dos atendendes que não sabe receber e não tem preparo.

Você acredita passar a imagem que gostaria ao se vestir?

“Sim, ainda consigo comprar vestidos que são do meu estilo e me vistam bem. Mas, peças inferiores como calças e shorts é muito difícil encontrar.”

Qual é o fator que você considera mais importante na hora de fazer uma compra virtual em lojas especializadas no público Plus Size?

Peças que tem mais conforto, e claro preços mais acessiveis para compra.

Pesquisa Quantitativa

Desenvolvi uma pesquisa quantitativa em um formulário no Google Forms, como citado anteriormente, e também formulários feito no INSTAGRAM e obtive mais de 30 respostas. e considerei válido a pesquisa por que todas as usuárias são pessoas reais e tive contato com vídeo chamada para falar mais sobre o assunto me aprofundando nas perguntas que ficaram abertas. Nesta pesquisa, além de adicionar perguntas sobre os dados demográficos dos respondentes como idade, gênero, estado civil e renda que utiliza para fazer compra de roupas para compreender as características gerais dos usuários, também elaborei perguntas condicionais e mais específicas baseadas nas hipóteses levantadas e com as respostas cheguei nos resultados abaixo:

SE VOCÊ FOR PLUS SIZE E QUISER PARTICIPAR DA PESQUISA, CLICK LINK AO LADO…

Pesquisa Qualitativa

Realizei a pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semiestruturada remotas em chamadas no WhatsApp com 1 usuário sendo ela uma PLUS SIZE e ainda dona de uma loja de roupas para PLUS SIZE porta em porta.

Resumo da Entrevista

Em resumo, fiz uma entrevista com a Fabiana de 43 anos que trabalha com PLUS SIZE e tem muitas clientes e vive todos os dias com os problemas e dificuldades que as suas clientes passam por conta de não acharem roupas com o tamanho delas. Na entrevista ela afirma que o crescimento desse segmento está aumentando e a procura por roupas íntimas e até mesmo Sexy Shop as PLUS SIZE tem sido um mercado promissor. Desde o começo da pandemia elas têm surpreendido com compras de maiores volumes, mas ressalta que suas clientes gostam de atendimentos domiciliares e que algumas elas levam o produto para elas experimentarem sem que ninguém seja. E com essa facilidade de comprar online e também com as visitas elas se sentem mais confortáveis pois sofriam quando iam até as lojas físicas fazer as compras, pelo fato de não encontrar seu número e outros mais como provador pequeno, e atendentes sendo preconceituosa e discriminativa na hora de ver a roupa na cliente. 
Outra coisa que a Fabiana disse muitas vezes era que muitas das suas clientes seguiam BLOGUEIRAS e viam roupas mais ousadas, shorts curtos, saias, blusinhas mais justas deixando assim uma aceitação do seu corpo e quando elas iriam procurar aqueles estilo de roupa as confecções não fizeram para PLUS SIZE e viam a frustração, de porque estamos ficando de fora: Porque não podemos escolher o que vestir: Tudo isso vem mudando com o tempo e as próprias confecções estão se especializando, buscando pesquisa de mercado para atender essas clientes que está crescendo a cada ano. Uma das histórias que a Fabiana me disse na entrevista foi que ela mesma fazia a divulgação das roupas com fotos e postagem no Instagram e Facebook para atrair mais clientes PLUS SIZE e tem dado certo até então. Uma amiga dela fez uma confecção de biquínis com uma nova tendência no mercado, mas a Fabiana não só trabalha com tamanhos PLUS SIZE e sim com outros também, e fez a divulgação desse biquínis nas redes sociais a qual era apenas para tamanhos menores, mas a procura maior foi do público de PLUS SIZE e ela questionou com sua amiga para fazer em tamanhos maiores e ela recebeu a respostas que os moldes para tamanhos maiores eram muitos caros e não saberia se iria ter lucros e por isso optou por não fazer em tamanhos maiores e por isso quando vem para o mercado vem com um custo mais elevado e não acessível para muitos usuários. 
Por fim da nossa entrevista perguntei sobre o que ela achava sobre essa mudança, e ela respondeu que o mercado está se aquecendo cada vez mais com esse segmento e suas vendas vem aumentando e vê o mundo mudando para melhor. 

APRENDIZADOS DA PRIMEIRA ETAPA DE VALIDAÇÃO

50% dos usuários de PLUS SIZE estão na faixa etária entre 26 a 35 anos e a outra parta de divide entre outras idades. 
 
80% delas tem filhos e isso faz com que elas sejam mais conservadoras, pensando mais na compra de roupa quando necessário e tendo o pensamento de economia, e 80,8% são casadas a qual coloca em uma posição de pensar mais na casa do que em si mesma, deixando a vaidade de lado e sendo mais mãe de família. 
 
26,9% estão no manequim 48 que são a maioria das PLUS SIZE mas 23,1% estão entre 54 a qual é um número significativo para a indústria olhar de uma forma mais clinica para dar mais acesso a esses usuários. 
 
65,4% tem muita dificuldade de encontrar sua numeração, e 26,9% dizem que as vezes essa situação de não achar roupas com seu número deixando um desconforto porque é limitada em estilo de moda.
 
90% delas já sofreram algum tipo de PRECONCEITO tanto de lojistas ou conhecidos ou até mesmo familiares.
 
84,6% das usuárias de roupas PLUS SIZE dizem que sente que o preço das peças de roupas são fora da realidade delas, com preços elevados não conseguem comprar ou inovar por conta do super faturamento das lojas e fabricas têxtil.
 
50% delas tem a motivação para comprar roupas PLUS SIZE porque gostam de investir em si mesma, mas sente a frustração quando a peça de roupa não condiz com a numeração ou modelos a qual não agradam elas e que não segue a moda.
 
46,2% delas gastam em torno de R$150,00 a R$300,00 reais um valor significativo para a indústria de PLUS SIZE, e esse número reforça o crescimento do segmento no mercado vestuário. 
 
Com empate de 53,8% entre roupas mais confortáveis e preços mais justos, isso mostra o quanto elas se importa com a construção das roupas e pede para a indústria olhar as modelagens e fazer de uma forma mais assertiva nas numerações para trazer mais QUALIDADE, e claro cobrar um preço justo a qual não faça ela escolher em comprar apenas peças únicas por mês. 
 
100% delas prezam por ter um ótimo atendimento diferenciado e isso faz com elas comprem mais vezes e até indica para outras pessoas de forma orgânica, dando um Feedback positivo para mais usuários venham a comprar na loja.  

Alternativas de Solução

Depois de todo esse aprendizado com as pesquisas, fui para a etapa de ideação com o objetivo de gerar soluções para resolver todos os conflitos apresentados. Com base no método How might we (Como poderíamos), desenvolvi indagações em como poderíamos solucionar os problemas encontrados.

How Might We / Como Poderiámos

Relacionamento

Melhorar o relacionamento entre as PLUS SIZE com as lojas físicas e as industria?

provar roupa

Como poderiámos fazer com elas prove e não precise sair de casa?

FIDELIDADE

Como fazer para entregar produtos com fidelidade de numerações sem perder a qualidade?

MODA ATUAL

Como entregar e ter variedade de roupas PLUS SIZE da moda atual com vários estilos?

ATENDIMENTO

Dar um atendimento imparcial e de alta qualidade?

Qualidade

Vender e entregar produtos de alta qualidade com preços mais atrativos?

Acessibidade

Ter várias numerações para atender o máximo de mulheres possivel para ter inclusão?

EXCLUSIVIDADE

Como poderiámos fazer um aplicativo exclusivo para as PLUS SIZE?

Após esse processo inicial de geração de ideias e soluções, distribui todas as indagações em uma matriz que avalia o Impacto da solução para o negócio versus o esforço que ela demanda para ser desenvolvida. Aqui o objetivo foi priorizar as soluções que seriam desenvolvidas inicialmente com base em grande impacto e baixo esforço:

Matriz de Impacto Conhecimento

ALTO ESFORÇO

Melhorar o relacionamento entre as PLUS SIZE e as Lojas e a Industria.

Entregar produtos de alta qualidade com baixo custo.

ALTO IMPACTO

Fazer uma ferramenta na plataforma a qual elas provem roupas sem sair de casa.
Dar um atendimento imparcial e de qualidade.
Fazer um Aplicativo exclusivo para PLUS SIZE.

BAIXO IMPACTO

Entregar produtos com fidelidade de numerações.

BAIXO ESFORÇO

Entregar produtos da moda atual com muitas numerações e estilos.

Entregar produtos mais acessiveis e com preços mais atrativos.

Soluções de Prioridade

Algumas soluções que identifiquei como ALTA IMPACTO e BAIXO ESFORÇO para entregar um APP que consegue entregar uma assertividade criando uma parte de provador virtual a qual ela tem o controle de saber suas medidas e comparar com a roupa e comprar um produto conforme seu manequim se ter a frustração de chegar na sua casa e o produto ser totalmente diferente do que ela imaginava. 
Outra solução rápida e prática que para elas e fazer um APP exclusivo para PLUS SIZE assim todos os produtos são direcionado a esse usuário especifico e ela se sentir mais incluída e valorizada com palavras e nomenclatura clara e objetiva que consegue transmitir carinho e atenção desde do inicio quando ela abre o aplicativo até quando ela finaliza sua compra, dando suporte de ajuda caso ela precise. 
Criar um BLOG feito para que ela se informe melhor as tendências de mercado e veja as melhores peças de roupa ou acessório para ela, e também com chat de segunda à sexta para ela tire as dúvidas sobre algumas peças de roupa ou outro produto da plataforma de uma imparcial e de qualidade. 

Benchmarking

Depois de definir as soluções, fiz um benchmarking com um aplicativo competidor, o aplicativo da MARISA. Avaliei as características positivas e negativas do produto e identifiquei oportunidades para criação de funcionalidades baseadas nele.

Análise Heurística

Com análise heurística sobre as plataformas MARISA, a visibilidade do status do sistema foi uma experiência média pelos padrões de outros app concorrentes, pois quando você entra para fazer o cadastro ou entrar com seu cadastro, se digitar seu e-mail errado ele não te dá um feedback imediato que está incorreto, ele deixa você ir até o fim do processo e mostra que ou e-mail ou senha estão inválidos, mas não mostra qual está errado sendo que forcei o erro para um e-mail inválido. 
Sobre a correspondência entre o sistema e o mundo real, o app e até mesmo o site tem mostrado uma relevância ótima para pessoas tanto mais avançadas com sistema quanto pessoas mais leigas perante ao sistema. 
Controle e liberdade do usuário sobre a sua plataforma, o usuário consegue ter muita autonomia em fazer uma ação e desfazer caso não queira aquela ação. 
O site e o app consegue entregar uma consistência de cores e forma para que o usuário se identifique com a marca e consiga achar todos os atalhos. 
Prevenção de erros, o site e o app não ajuda o usuário a prevenir erros como digitar um e-mail inválido, apenas no final do processo que ele dá uma mensagem que fica pouco visível e com uma cor não informante de um erro. Para pessoas mais leigas o sistema terá dificuldades em encontrar o erro correto. 
Reconhecimento ao invés de lembrança, o app consegue entregar com responsividade essa função de reconhecimento do que o usuário estava procurando na plataforma, dando as opções mais buscadas por ele e por outros usuários. Até mesmo quando o usuário faz a busca na pesquisa fica gravado e também o app ajuda o usuário a formar as palavras da sua pesquisa. 
Designer do app e minimalistas traz uma organização e um muito estética muito simples para o usuário identificar todas as informações na tela. 
Auxiliar o usuário sobre mensagens de erro o site e o app entregam uma mensagem simples, mas ao mesmo tempo problemática, com uma fonte pequena no app e com uma cor que não mostrar que é um erro, e no site também a informação aparece em cima do todo processo e não no final com uma cor também não informando o erro. 
Ajuda e Documentação o site e o app, não entrega um sistema que ajuda o usuário sobre as funções do sistema, apenas um centro de atendimento que não dá a opção ao usuário conseguir resolver qualquer dúvida imediatamente quando aparecer o problema.

LOJA Marisa

A primeira loja Marisa tinha apenas 21m² de área de vendas. Hoje as lojas da rede têm uma média de 1400m². A Marisa emprega mais de 13 mil colaboradores, sendo que mais de 70% desse quadro é composto por mulheres.
A Lojas Marisa lucrou R $159,5 milhões no último trimestre. No ano, os ganhos foram de R $28,4 milhões. Em 1999, Marisa foi pioneira do setor e-commerce, com a criação da Marisa virtual, com a transformação para o modelo omnichannel, passou a oferecer serviços clique e retire no qual possibilita a compra online atrelada a praticidade da entrega presencial na unidade escolhida pelo cliente. A CIA acredita que a forte reputação de sua marca com suas consumidoras, sua presença nacional através de sua oferta de crédito facilitado, comercializar produtos da previdência privada para pessoas físicas e plano de vida. Esses atrativos são características únicas que o colocam em posição privilegiada perante o mercado de varejo de moda e lingerie, em especial Plus size, que é uma novidade dos últimos tempos. Apesar de hoje em dia ser uma marca mundialmente famosa, a Classe C é o público alvo da Cia. 5.1 Lucros e Perdas A Marisa estuda fechar até 18 lojas até o fim de 2019, segundo o jornal Valor Econômico desta segunda-feira (18). A decisão da varejista afetou as lojas que tiveram baixo desempenho. Em 2018, a rede fechou 17 unidades e encerrou o ano com 371 lojas ao todo – redução de 4,4% em comparação com 2017. Além do encolhimento da rede, a Marisa precisou também mudar a estrutura de seu escritório central. Houve uma redução de 10% no quadro de funcionários, com corte em todos os níveis. Em 2018, a Marisa teve lucro de R $28,3 milhões graças a uma decisão judicial que reconheceu créditos tributários da rede no montante de R $801,2 milhões. A receita da rede foi de R $2,7 bilhões no período, queda de 4% na comparação com o ano anterior. De acordo com o vice-presidente financeiro da Marisa, Adalberto Pereira Santos, as vendas em 2019 vão bem. “Apesar dos números de janeiro terem ficado um pouco poluídos pela campanha promocional para limpeza de estoques, o desempenho no mês foi positivo. O desempenho de fevereiro foi mais positivo ainda”, afirmou Santos ao Valor. Uma das ações da Marisa para tentar vender mais é a integração do físico com o digital. Atualmente, apenas 10 das 371 lojas da varejista foram integradas ao e-commerce da marca. Em 2019, a Marisa vai expandir o modelo, mas ainda não divulgou quantas unidades vão ser integradas à loja digital. No último trimestre de 2018, as vendas no comércio eletrônico da marca cresceram 77,5% na comparação com o mesmo período de 2017. No ano, o crescimento foi de 35%. O projeto de integração das lojas com o online deve ser retomado a partir de abril.

Conclusão

Nesses caso apresentado, A Marisa a concorrente direto permite entender detalhes do setor em que a empresa está, e como ela funciona no mercado como um todo. Somente dessa forma é possível conciliar a organização com as melhores práticas do mercado. Se atualizar constantemente é uma das maneiras de ficar atento aos concorrentes e as mudanças que acontecem no mercado. A partir dessa pesquisa, é possível encontrar tendências e até alterações bruscas no setor que está por vir. Ou que já chegaram e seus competidores perceberam, mas sua empresa ainda não colocou em prática. Sendo assim, não adianta criar um documento cheio de fatos, mas sem argumentos concretos e bases sólidas.

MAPA MENTAL

Para a geração de ideias acerca do formato que essas soluções teriam dentro do produto, foi essencial revisitar as pesquisas realizadas anotando e rabiscando tudo o que já foi visto e os pontos mais importantes. Assim pude ter uma visão geral, que nos norteou na execução do processo de Esboço em 4 etapas, uma ferramenta que envolve anotações, desenho livre, Crazy 8s e Rabiscoframes.

O protótipo de baixa fidelidade
Rabiscoframes

A partir das soluções definidas, busquei desenvolver os primeiros rabiscos da interface do produto que serviram de base para o MVP (Mínimo Produto Viável). E então, criei o primeiro protótipo de baixa fidelidade para testes e validações.

Segunda etapa de Validação

Fluxo do usuário 

Os testes de Usabilidade

Após a finalização do protótipo de baixa fidelidade, fui para segunda etapa de validação por meio dos testes de usabilidade com os seguintes objetivos:
Identificar dificuldades e melhorias para o produto;
Dificuldades nos fluxos de usabilidade e complexidade das tarefas;
Dificuldades ao utilizar a interface no geral;
Dificuldades de compreensão de UX Writing (textos, menus, botões etc);
Dificuldades com o conteúdo apresentado;
Minimizar os riscos e aumentar a adesão à solução;
Para realizar os testes, criei um roteiro para organizar os objetivos: como seriam os testes, como iria conduzi-los, como iria apresentar o produto aos usuários e as principais tarefas que eles precisariam completar.

Baseado nesses métricas de metodologias busquei fazer teste de usabilidade com usuários PLUS SIZE para identificar mais problemas no PROTÓTIPO para fazer mais melhorias. Pedi para serem o mais sincero possível para não achar a plataforma bonita e sim funcional para o que elas estão ali para fazer, que seria buscar roupas, ter a facilidade de usar a interface, compreensão dos textos e cores se tudo esta harmônico com a proposta.  

Tarefa 01.

Avançar até a tela home.

Usuária iniciou teste e conseguiu chegar até a tela HOME sem nenhum problema. Observou e gostou da entrada e mensagem de inicio do app, e disse que agradou ela as cores e super simples de ler as letras. 

Nível de sucesso da tarefa

Considerações Finais
0 %

Melhorar ainda mais a entreda até o objetivo final que é a tela home.

Tarefa 02.

Navegar na tela home e selecionar um produto.

Usuária consegiu cumprir com a tarefa sem problemas colocada a ela, elegiou a organização das galerias de imagens proposta na pela home. E achou interessante a parte de Blog do app para informar o usuário.

Nível de sucesso da tarefa

Considerações Finais
0 %

Colocar imagens e apresentações impactantes para mostrar melhor a funcionalidade da informação.

Tarefa 03.

No carinho de compras observar e comprar.

Usuária chegou até a tela de compra e verificou algumas falha como cores de fonts a qual ela não identificou qual era a informação, além disso disse que sentiu falta de um provador virtual para ver as medidas da peça.

Nível de sucesso da tarefa

Considerações Finais
0 %

Melhorar as cores combinadas nas fonts para facilitar a legitibilidade dos usuários na plataforma. A função provador virtual estava lá mas não tinha criado essa tela.

Tarefa 04.

Selecionar produto e finalizar uma compra.

Usuária iniciou o processo mas sentiu falta de um botão de “Adicionar ao favoritos” na tela de pagamento e sentiu falta do processo da compra e parcelamento do valor cobrado. Finalizando a compra gostou da mensagem final.

Nível de sucesso da tarefa

Considerações Finais
0 %

Fazer melhorias no processo de compras do usuários para que tenham mais informações necessárias e importante a qual o usuário sentirá mais segurança.

Considerando os resultados do primeiro teste de usabilidade, iniciei a criação do protótipo de média fidelidade, que serviu como base para o protótipo de alta fidelidade. Primeiro, desenvolvemos os fluxos dos usuários para mapear toda a trajetória de usabilidade do usuário no aplicativo.

Muitos teste de usabilidade foram feitos para chegar a esse protótipo de alta fidelidade monstrando a maioria das funcionalidade do aplicativo. Conversar com os usuários e ver a sua real necessidade foi muito sastifatório para melhorar o aplicativo, chegando assim em uma definição de ideias para a criação alternativa a qual pode melhorar durante o processo de evolução do APP Autêntica para que os usuários se sintam ainda mais confortaveis com a plataforma e se identifiquem com cada detalhes colocado, trazendo todas as funções a qual sempre precisou em aplicativo voltado para o público-alvo de PLUS SIZE. O mundo esta mudando e temos que mudar juntos pois só assim teremos uma visão geral do que realmente os usuários estão precisando.

Você pode interagir com as telas acessando o APP AUTÊNTICA no botão baixo para ver o conteúdo completo.

Próximos Passos

Considerando que o processo de UX Design é iterativo, ou seja, é necessário sempre testar as funcionalidades e soluções para que se adequem às necessidades dos usuários, defini como próximos passos, de curto a longo prazo, para o projeto:
Realizar um segundo teste de usabilidade, desta vez com o protótipo de alta fidelidade, com o objetivo de identificar melhorias no produto. Utilizar uma estrutura de roteiro semelhante e adicionar novas tarefas baseadas nos resultados dos testes que realizei anteriormente.
Analisar os resultados com métricas como H.E.A.R.T Framework para indexar os conceitos e percepção que os usuários obtiveram ao realizar as tarefas e o SUS (System Usability Scale) para avaliar o nível de usabilidade do produto.
Expandir o aplicativo e suas funcionalidades para pessoas de outros gêneros além de mulheres, pois, segundo as minhas pesquisas, acredito que para solucionar de forma mais completa um problema que está em constante desenvolvimento como o PLUS SIZE, vem atingindo também parte MUSCULINA, é necessário incluir pessoas de outros grupos para que estes também se sintam acolhidos nesse seguimento que só tem a crescer. 

Considerações Finais e Aprendizados

Este foi um projeto realizado durante 2 meses para o Programa UX Unicórnio sob orientação de Leandro Rezende, a faculdade UNINTER que me deram suporte de ferramentas e dicas importantes para finalizar essa etapa do projeto a quem gostaria de agradecer imensamente por toda a dedicação e conhecimento compartilhado durante essa longa trajetória. Podemos dizer que sou UX Designer mais completo após essa experiência.
Escolhi esse desafio porque na parte de moda PLUS SIZE porque é um tema urgente e que carece de soluções que podem ser simples e de baixo custo. Acredito que se impactarmos uma pessoa, é uma vida que podemos transformar, e por isso já terá valido a pena todo o esforço dedicado ao projeto.

Gostaria também de compartilhar alguns aprendizados:

Empatia é essencial, mas sem o conhecimento do real problema das pessoas ela não ajuda a promover mudança de cenários;
Saber muito sobre o assunto não garante o sucesso do projeto: é preciso confiar na etapa de pesquisas;
Alinhamento semanal (ou diário) entre a equipe é importante para manter coesão do projeto como um todo;
Fazer um case de UX Design de maneira 100% remota foi muito desafiador mas também muito gratificante, uma experiência única ver o projeto tomando forma.
Deadline é combustível mais potente que café rs…..

Obrigado por ter lido meu  projeto até aqui! Estou abertos  a feedbacks e comentários!