Aplicativo e Web Site feito com exclusividade para PLUS SIZE, criando uma aproximidade maior com a diversidade mostrando os valores e a importância da beleza da mulher.
Nesse projeto fiz o desafio de melhorar a acessibilidade e usabilidade das PLUS SIZE, com muita pesquisa de mercado, sentindo as dores dos usuários e criando um protótipo de APP interativo que atende as necessidades desse público-alvo.
Minha motivação de criar um APP exclusivo para PLUS SIZE, voltado para esse público que vem crescendo cada vez mais no mercado, temos muitos apps e sites relacionados e até com algumas sessões para o Plus Size que oferecem algum suporte para essa classe, porém ainda encontram muitas dificuldades em encontrar roupas que sejam adequadas para eles e também possuem poucas informações no site sobre os produtos que estão disponíveis para compra.
Com todo essa pesquisa meticulosa, busquei trazer o melhor das plataformas para criar um aplicativo completo, onde o usuário pode acessar e encontrar o produto final de maneira fácil e intuitiva. Além disso, desenvolvi um site que permite ao usuário ter acesso a partir de qualquer computador ou tablet, garantindo ainda mais comodidade e praticidade.
Com base em Desk Research, pesquisas quantitativas, qualitativas meu APP foi criado para atingir os objetivos de levar qualidade e atendimento.
Através da análise de dados de mercado, identifiquei que a demanda por roupas PLUS SIZE está em constante crescimento.
Eu observei que quando os produtos não são direcionado para esse público de PLUS SIZE o mercado não consegue entregar de forma assertiva os produtos e serviços de qualidade, e isso causa um queda de vendas e procura de roupas PLUS SIZE no seguimento.
É essencial direcionar os esforços de marketing e publicidade para o público alvo adequado, garantindo assim uma mensagem eficaz e resultados positivos.
Como poderia melhorar o seguimento de vendas de PLUS SIZE para que nossos clientes tenham mais sucesso ao entrar em nosso APP e conseguir encontrar o produto do seu gosto e medida.
.
Estou constantemente empenhado em aprimorar a experiência de compra dos usuários, através da implementação de recursos adicionais e melhorias no aplicativo.
Pesquisa de Usuário, Design UX / UI, Branding, Prototipagem, Teste de Usabilidade.
Paulo Santos “UI Design”, “Pesquisa de Usuários”, “UX Design”, “Prototipagem”. Leandro Resende “Orientação”.
O que me motivou a buscar soluções para esse problema, foi a demanda e o crescimento do mercado de PLUS SIZE desde 2018 até hoje, mas com pouca visibilidade de mercado. Fiz o projeto todo desde das pesquisas de mercado e usuários, até a criação do APP.
Com base em Desk Research, pesquisas quantitativas, qualitativas meu APP foi criado para atingir os objetivos de levar qualidade e atendimento. Eu observei que quando os produtos não são direcionado para esse público de PLUS SIZE o mercado não consegue entregar de forma assertiva os produtos e serviços de qualidade, e isso causa um queda de vendas e procura de roupas PLUS SIZE no seguimento. Como poderia melhorar o seguimento de vendas de PLUS SIZE para que nossos clientes tenham mais sucesso ao entrar em nosso APP e conseguir encontrar o produto do seu gosto e medida.
COM QUEM?
Aline Soares
35 anos
Professora
Casada
2 filhos
Experiência de interagir com o aplicatico mesmo depois de alguns textes de usabilidade com usuários reais, e tendo várias melhorais cheguei em design a qual agradou 95% dos usuários da plataforma.
Em 2018, a moda Plus Size cresceu 8% e movimentou mais de 7 bilhões de reais.
Expectativa é que o seguimento aumente mais de 10% este ano (2021)
Existe ainda um preconceito muito grande com o seguimento PLUS SIZE.
A maiora delas já sofreram algum tipo de preconceito, tanto por familiares quanto pessoas externas.
O mercado de moda Plus Size está cada vez mais diversificado. As as peças estão cada vez mais sofisticadas.
Novas lojas virtuais Website/Aplicativos estão investindo no seguimento PLUS SIZE.
A maioria das mulheres PLUS SIZE não compram no Sites ou Apps.
Muitas mulheres PLUS SIZE sofrem preconceito com as lojas e atendentes.
Existem poucas lojas e sites especializados em PLUS SIZE.
A maioria das PLUS SIZES tem idade entre 25 até 50 anos.
Elas tem dificuldade de encontrar roupas com sua numeração nas lojas físicas.
Elas prezam pela modelagem de roupa do que qualquer outra coisa, como por EX: preço ou conforto.
Como elas lidam com os preconceitos?
Qual é o olhar das lojas vendo essa seguimento crescendo?
O aumento de vendas de PLUS SIZE é significativo para os olhores da industria?
A família da apoio as escolhas ou também faz discriminação?
Porque elas querem as têndencias do mercado da moda?
Quais as dificuldades que elas encontram no Website ou Aplicativos para comprar roupas?
Fiz uma pesquisa aprofundada em cima dos usuários em potencial para me ajudar a obter mais insights sobre as dúvidas e alguns pontos do problema a qual não estavam claras. O questionário focou bastante em descobrir problemas mais profundo para realmente achar o real problema.
A pesquisa foi feita com mais de 40 pessoas do público-alvo. As perguntas eram muitos relacionadas as suas frustrações com a industria da moda, logistas, e até membros familiares.
Realmente gostaria de ter uma amostra de usuários maior para ter o máximo de insights suficiente para exclarecer mais pontos escuros sobre o assunto, mas essa pesquisa da pra validar e assumir que é representativa de toda a população, os resultados da pesquisa tendem a indicar que:
Buscar simplificar as plataformas de aplicativos e Websites;
Os usuários querem produtos com modalagens maiores, mas também querem ser reconhecidos na industrias e coloque mais peças no mercado.
Tem entre 36 à 45 anos
Já tem filhos.
Tem dificuldade de encontrar suas numerações.
Usam numeração acima dos 48.
Encontra os preços de roupas PLUS SIZE muito elevados.
“Sim,muito frustante,fui fazer uma entrevista de emprego que me encaixava.pedia ser maior de 30 anos e cm experiência acima de três anos.era meu perfil,fiz a entrevista a gerente perguntou mas vc da conta de ficar em pé o dia todo,consegue subir escadas,disse que sim,então disse que faria mais algumas entrevista e depois mi ligariam qndo sai da loja vi a gerente rasgando meu currículo.pexi para uma sobrinha ir lá levar um currículo,ela era magra,novinha de 18 anos e nunca tinha trabalhado.a gerente chamou ela pra começar no outro dia.voltei na loja cm minha sobrinha e agradeçi a gerente por ela ter rasgado o meu currículo.pois jamais conseguiria trabalhar cm alguém tão preconceituoso.pois foi puro preconceito o que ela fez.”
73% dos usuários dizem que a dificuldade é média, mas a maior dificuldade é a parte dos atendendes que não sabe receber e não tem preparo.
“Sim, ainda consigo comprar vestidos que são do meu estilo e me vistam bem. Mas, peças inferiores como calças e shorts é muito difícil encontrar.”
Peças que tem mais conforto, e claro preços mais acessiveis para compra.
Desenvolvi uma pesquisa quantitativa em um formulário no Google Forms, como citado anteriormente, e também formulários feito no INSTAGRAM e obtive mais de 30 respostas. e considerei válido a pesquisa por que todas as usuárias são pessoas reais e tive contato com vídeo chamada para falar mais sobre o assunto me aprofundando nas perguntas que ficaram abertas. Nesta pesquisa, além de adicionar perguntas sobre os dados demográficos dos respondentes como idade, gênero, estado civil e renda que utiliza para fazer compra de roupas para compreender as características gerais dos usuários, também elaborei perguntas condicionais e mais específicas baseadas nas hipóteses levantadas e com as respostas cheguei nos resultados abaixo:
SE VOCÊ FOR PLUS SIZE E QUISER PARTICIPAR DA PESQUISA, CLICK LINK AO LADO…
Realizei a pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semiestruturada remotas em chamadas no WhatsApp com 1 usuário sendo ela uma PLUS SIZE e ainda dona de uma loja de roupas para PLUS SIZE porta em porta.
Depois de todo esse aprendizado com as pesquisas, fui para a etapa de ideação com o objetivo de gerar soluções para resolver todos os conflitos apresentados. Com base no método How might we (Como poderíamos), desenvolvi indagações em como poderíamos solucionar os problemas encontrados.
Melhorar o relacionamento entre as PLUS SIZE com as lojas físicas e as industria?
Como poderiámos fazer com elas prove e não precise sair de casa?
Como fazer para entregar produtos com fidelidade de numerações sem perder a qualidade?
Como entregar e ter variedade de roupas PLUS SIZE da moda atual com vários estilos?
Dar um atendimento imparcial e de alta qualidade?
Vender e entregar produtos de alta qualidade com preços mais atrativos?
Ter várias numerações para atender o máximo de mulheres possivel para ter inclusão?
Como poderiámos fazer um aplicativo exclusivo para as PLUS SIZE?
Melhorar o relacionamento entre as PLUS SIZE e as Lojas e a Industria.
Entregar produtos de alta qualidade com baixo custo.
Fazer uma ferramenta na plataforma a qual elas provem roupas sem sair de casa.
Dar um atendimento imparcial e de qualidade.
Fazer um Aplicativo exclusivo para PLUS SIZE.
Entregar produtos com fidelidade de numerações.
Entregar produtos da moda atual com muitas numerações e estilos.
Entregar produtos mais acessiveis e com preços mais atrativos.
Depois de definir as soluções, fiz um benchmarking com um aplicativo competidor, o aplicativo da MARISA. Avaliei as características positivas e negativas do produto e identifiquei oportunidades para criação de funcionalidades baseadas nele.
Nesses caso apresentado, A Marisa a concorrente direto permite entender detalhes do setor em que a empresa está, e como ela funciona no mercado como um todo. Somente dessa forma é possível conciliar a organização com as melhores práticas do mercado. Se atualizar constantemente é uma das maneiras de ficar atento aos concorrentes e as mudanças que acontecem no mercado. A partir dessa pesquisa, é possível encontrar tendências e até alterações bruscas no setor que está por vir. Ou que já chegaram e seus competidores perceberam, mas sua empresa ainda não colocou em prática. Sendo assim, não adianta criar um documento cheio de fatos, mas sem argumentos concretos e bases sólidas.
Para a geração de ideias acerca do formato que essas soluções teriam dentro do produto, foi essencial revisitar as pesquisas realizadas anotando e rabiscando tudo o que já foi visto e os pontos mais importantes. Assim pude ter uma visão geral, que nos norteou na execução do processo de Esboço em 4 etapas, uma ferramenta que envolve anotações, desenho livre, Crazy 8s e Rabiscoframes.
A partir das soluções definidas, busquei desenvolver os primeiros rabiscos da interface do produto que serviram de base para o MVP (Mínimo Produto Viável). E então, criei o primeiro protótipo de baixa fidelidade para testes e validações.
Fluxo do usuário
Baseado nesses métricas de metodologias busquei fazer teste de usabilidade com usuários PLUS SIZE para identificar mais problemas no PROTÓTIPO para fazer mais melhorias. Pedi para serem o mais sincero possível para não achar a plataforma bonita e sim funcional para o que elas estão ali para fazer, que seria buscar roupas, ter a facilidade de usar a interface, compreensão dos textos e cores se tudo esta harmônico com a proposta.
Usuária iniciou teste e conseguiu chegar até a tela HOME sem nenhum problema. Observou e gostou da entrada e mensagem de inicio do app, e disse que agradou ela as cores e super simples de ler as letras.
Melhorar ainda mais a entreda até o objetivo final que é a tela home.
Usuária consegiu cumprir com a tarefa sem problemas colocada a ela, elegiou a organização das galerias de imagens proposta na pela home. E achou interessante a parte de Blog do app para informar o usuário.
Colocar imagens e apresentações impactantes para mostrar melhor a funcionalidade da informação.
Usuária chegou até a tela de compra e verificou algumas falha como cores de fonts a qual ela não identificou qual era a informação, além disso disse que sentiu falta de um provador virtual para ver as medidas da peça.
Melhorar as cores combinadas nas fonts para facilitar a legitibilidade dos usuários na plataforma. A função provador virtual estava lá mas não tinha criado essa tela.
Usuária iniciou o processo mas sentiu falta de um botão de “Adicionar ao favoritos” na tela de pagamento e sentiu falta do processo da compra e parcelamento do valor cobrado. Finalizando a compra gostou da mensagem final.
Fazer melhorias no processo de compras do usuários para que tenham mais informações necessárias e importante a qual o usuário sentirá mais segurança.
Considerando os resultados do primeiro teste de usabilidade, iniciei a criação do protótipo de média fidelidade, que serviu como base para o protótipo de alta fidelidade. Primeiro, desenvolvemos os fluxos dos usuários para mapear toda a trajetória de usabilidade do usuário no aplicativo.
Muitos teste de usabilidade foram feitos para chegar a esse protótipo de alta fidelidade monstrando a maioria das funcionalidade do aplicativo. Conversar com os usuários e ver a sua real necessidade foi muito sastifatório para melhorar o aplicativo, chegando assim em uma definição de ideias para a criação alternativa a qual pode melhorar durante o processo de evolução do APP Autêntica para que os usuários se sintam ainda mais confortaveis com a plataforma e se identifiquem com cada detalhes colocado, trazendo todas as funções a qual sempre precisou em aplicativo voltado para o público-alvo de PLUS SIZE. O mundo esta mudando e temos que mudar juntos pois só assim teremos uma visão geral do que realmente os usuários estão precisando.
Você pode interagir com as telas acessando o APP AUTÊNTICA no botão baixo para ver o conteúdo completo.