Minha motivação de criar um novo conceito de imagem para um Banco, foi que nenhum tem um lado mais voltado para esse público que vem crescendo cada vez mais, temos alguns bancos que tem um visual mais leve como NuBank, mas mesmo assim é muito simples e não atende todas as necessidades dos usuários casuais. Com todo essa pesquisa busquei trazer todas as plataformas digitais Web Site, APP e tudo no responsivo para que o usuário consiga acessar de qualquer lugar, qualquer computador ou smartphone.
Criar um app e web site de ponta a ponta mostrando as vantagens de ter um banco digital, trazendo o público alvo mais perto da empresa e com muitos beneficios.
O objetivo do BANKGEEK é levar ao seu público uma real experiência com o seu mundo, fazendo compras e tendo vantagens a qual irá converter em produtos e serviços para ele. Toda vantagem e facilidade de um banco digital e também em parcerias com empresas relacionada à pólicia da empresa, buscando satisfação dos clientes e faze-lós ter orgulho da empresa que eles fazem parte.
Pesquisa de Usuário, Design UX / UI, Branding, Prototipagem, Teste de Usabilidade.
Paulo Santos “UI Design”, “Pesquisa de Usuários”, “UX Design”, “Prototipagem”. Lucas Marte parte de “UI Design”, Orientação.
Pesquisa feita em cima de grandes empresas e companhias de bancos do Brasil. Voltado ao público mais jovem, BANKGEEK é uma propostas de trazer os dois mundos em um só lugar, muitos jovens estudantes e até mesmo outras idades dão importância para “mimos” como, pontos de troca para outros produtos, descontos em estabelecimentos e muito mais e o Banco BANKGEEK irá oferecer tudo.
Nosso maior usuário são da maior porcentagem homens, que gostam de games, filmes de herois, animações e todo esse universo que gira em torno dos Geeks. Eles querem uma empresa a qual conversa com ele de forma igual, aceitando esse mundo de fantasia e diversão.
Em cima da pesquisa dos usuários em potencial para me ajudar a obter insights sobre soluções específicas e recursos de produtos neste estágio inicial.
A pesquisa foi feita com 30 pessoas do público-alvo. As perguntas eram sobre o que achavam sobre os Bancos Digitais, se sentiam seguros, quais bancos eles utilizavam e quais eram suas frustrações com a empresa ou app ou site.
Mesmo que a amostra de usuários não seja grande o suficiente para assumir que é representativa de toda a população, os resultados da pesquisa tendem a indicar que:
Temos que simplificar as plataformas e não complica-lás ainda mais.
Os usuários se preocupam com a segurança, mas também querem ser reconhecidos com usuários de longa data.
Como escolheu o seu Banco, e quais eram as vantagens que ele ofereceu?
R: Banco físico, meu salário como bolsista precisa ser por lá Banco digital, a facilidade, rapidez, transferência gratuitas (ainda não existia pix), etc
O que você espera em um Banco Digital ou Físico?
R: Segurança, credibilidade e facilidade
O que os bancos poderiam melhorar para atender a suas necessidades?
R: Aplicativos mais rápidos e livre de travamento.As vezes o sistema fica indisponível, acredito que seja pelo fluxo de pessoas entrando, isso é muito chato.
O que seria um BANCO ideal para você?
R: Na idealização seria um banco com Taxa de juros anual ZERO, Compras acima de um valor, ganhar Cahsback sobre os produtos comprados, Valorização de clientes com contas mais antigas ou contas em dia.
Criei um Mapa de Jornada do Usuário para visualizar melhor os principais problemas enfrentados pelo usuário para adquirir um plano de conta em Banco Digital.
Usando essa jornada como ponto de partida para criação de um brifing sobre como criar a plataforma, identifiquei possíveis soluções, como fornecer informações claras para o cliente, dando vantagens e cashbacks durante suas compras online, vantagens para quem tem mais tempo com agência e claro um visual voltado ao público alvo.
Criei um Mapa de Empatia para resumir o que aprendi sobre as necessidades, pensamentos e sentimentos de um usuário representativo. O mapa me ajuda a entender mais sobre o usuário para o qual estou projetando e garante que o projeto tenha uma abordagem centrada no ser humano.
Criamos um briefing do que o APP precisa ter e claro do que realmente os nossos usuários precisavam para o seu dia a dia usando a plataforma. Pensando nisso, criamos também um requisito do sistema para que pudéssemos seguir e não prejudicar toda pesquisa feita anteriormente, em base desses dados fizemos requisitos diferenciais a qual iriamos ser totalmente diferente do nosso concorrente e tem mais a cara do nosso usuário e do nosso objetivo.
O principal desafio deste projeto foi como definir os parâmetros em torno de como um usuário direciona mudanças sobressalentes para uma organização. Inicialmente, havia três opções que eu considerados:
• Permitir que o usuário se identifique com a plataforma de uma forma simples e descomplicada mostrando todo passo a passo com interatividade e com um visual e icones e cores moderno, levando o usuário a sempre querer usuar o aplicativo.
• Trabalhar com imagens e fluxos mais simples para uma transição ou até mesmo um pagamento.
• Ter sua loja para trocar seus ponto (cashbacks) em produtos ou serviços. Levando para outro nível o app, bascando mais aproximidade com os clientes.
Criei um fluxo de usuário para entender como um usuário navegaria pela interface. Eu mapeei duas entradas: um usuário frequente e um novo usuário para comparar alguns cenários possíveis.
Percebi que seria importante ter um botão de call to action em algumas das seções para incentivar o novo usuário a tomar decisões.
Construi um prototipo de baixa fidelidade para ter a visão de como seria ínicio do app.
Baixa Fidelidade
Média Fidelidade
Alta Fidelidade
Alta Fidelidade cor blue
Combinando padrões de design de aplicativos de Bancos Digitais a qual tem uma boa construção respeitando as Leis de 10 heurísticas de Nielsen, para que a plataforma seja responsiva e tenha facilidade de comunicação com usuário final.
Mandei e-mails para alguns usuários com link do mockup de alta fidelidade, conduzi um teste de usabilidade para identificar quaisquer problemas e testar minhas decisões de design ainda em um estágio inicial. O teste foi realizado remotamente.
Tive informações importantes do teste. Algumas informações não foram comunicadas com clareza suficiente, mas o teste foi válido para melhorar ainda mais a usabilidade.
Levei esses insights em consideração no protótipo final.
Nós nos afastamos intencionalmente da linguagem visual dos aplicativos bancários tradicionais do mercado. Queríamos que BankGeek parecesse confiável, mas também amigável – trazendo uma sensação de leveza para o conteúdo sério que os usuários podem encontrar.
Equilibramos tons mais vibrantes e aconchegantes com cores azul e rosa para chamar atenção e trazer uma modernidade usando cantos arredondados, sombras suaves e uma fonte amigável para dar vida a essa visão.
Despois de tanto teste de usabilidade e conversar com os usuários, chegamos em uma definição de ideias para a criação definitiva do APP BankGeek para que os usuários se sintam confortaveis com a plataforma e se identifiquem com cada detalhes colocado, trazendo o antigo junto com o novo. O mundo esta mudando e temos que mudar juntos pois só assim teremos uma visão geral do que realmente os usuários estão precisando.
Você pode interagir com as telas acessando o APP BankGeek no botão baixo para ver o conteúdo completo.
Esse projeto foi muito desafiador, com as pesquisas com usuários para dar validade a todas as teorias sobre o problema, buscamos realmente ser o mais assertivos no processo de criação para os usuários. Todos os teste foram a distância e isso deixou o nosso projeto ainda mais dificil para recolher os insights dos usuários.
O projeto tem muito que crescer e melhorar, e estamos empenhados em melhorar e fazer mais teste de usabilidade de uma forma presencial, as próximas etapas para este projeto são colocá-lo nas mãos de mais usuários para validação adicional, experimentar uma funcionalidade de pesquisa mais rica (como por localização e classificação de palavras-chave) e decidir como uma equipe se queremos colocá-lo no mercado.
Na ausência de uma equipe de negócios com a qual me comunicar, durante este projeto a maior parte de minha energia foi canalizada para criar uma ótima experiência para o usuário. Portanto, esse projeto me fez reconhecer a importância de ter um relacionamento próximo com as equipes de negócios para garantir que seus objetivos também sejam atingidos.
Este projeto me ensinou o valor da colaboração e do trabalho em uma equipe de produto; Aprendi a ser mais organizado com minha documentação, meticuloso com minha transferência e iterativo com minhas soluções de design enquanto trabalhava com um designer sênior.
Este aplicativo faz tudo o que você poderia querer fazer e não só isso, é lindamente projetado e extremamente intuitivo de usar. Baixe-o GRATUITAMENTE na app store hoje mesmo.
Google Play, App Story.
Site e App tem interação em tempo real e comprar ingressos para cinemas online diretamente das plataformas do BankGeek.
Acessibilidade para pessoas mais que especiais.
Corre para os melhores estabelicimentos a qual você terá mais descontos e volta de cashbacks.
Edite suas notificações da forma que desejar e não receber mensagens indesejadas.
Receba descontos pagando em dia suas faturas, ou troque por cashbacks para trocar por produtos ou serviços.
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