Projeto pessoal

Visão Geral do Projeto

Problema:

Minha motivação de criar um novo conceito de imagem para um Banco, foi que nenhum tem um lado mais voltado para esse público que vem crescendo cada vez mais, temos alguns bancos que tem um visual mais leve como NuBank, mas mesmo assim é muito simples e não atende todas as necessidades dos usuários casuais. Com todo essa pesquisa busquei trazer todas as plataformas digitais Web Site, APP e tudo no responsivo para que o usuário consiga acessar de qualquer lugar, qualquer computador ou smartphone. 

Solução:

Criar um app e web site de ponta a ponta mostrando as vantagens de ter um banco digital, trazendo o público alvo mais perto da empresa e com muitos beneficios.

Objetivo de negócio:

O objetivo do BANKGEEK é levar ao seu público uma real experiência com o seu mundo, fazendo compras e tendo vantagens a qual irá converter em produtos e serviços para ele. Toda vantagem e facilidade de um banco digital e também em parcerias com empresas relacionada à pólicia da empresa, buscando satisfação dos clientes e faze-lós ter orgulho da empresa que eles fazem parte.

Minha função:

Pesquisa de Usuário, Design UX / UI, Branding, Prototipagem, Teste de Usabilidade.

Equipe:

Paulo Santos “UI Design”, “Pesquisa de Usuários”, “UX Design”, “Prototipagem”. Lucas Marte parte de “UI Design”, Orientação.

UX DESIGN - BANKGEEK

Pesquisa feita em cima de grandes empresas e companhias de bancos do Brasil. Voltado ao público mais jovem, BANKGEEK é uma propostas de trazer os dois mundos em um só lugar, muitos jovens estudantes e até mesmo outras idades dão importância para “mimos” como, pontos de troca para outros produtos, descontos em estabelecimentos e muito mais e o Banco BANKGEEK irá oferecer tudo.

Como poderia mudar a experiência de quem já utiliza um banco digital, mas entregar um nova experiência sem perder o real objetivo do banco?

CENÁRIO ATUAL

Brasileiros se voltam para bancos digitais durante a pandemia.
Sem tarifas nem agências bancárias, algumas dessas empresas dobraram a carteira de clientes em 2020; bancos tradicionais reagem criando canais online.
Os novos hábitos adquiridos pela população durante o isolamento social aceleraram a participação dos bancos digitais no Brasil. Apesar do poder financeiro e da ainda alta concentração das instituições tradicionais, esses novos personagens estão dando cara nova ao sistema financeiro nacional, que aos poucos ganha mais competição. Sem tarifas nem agências bancárias, alguns conseguiram dobrar a carteira de clientes durante a pandemia e ganharam, pelo menos, três anos na corrida por maior presença no setor.
Um levantamento do UBS Evidence Lab mostra que em 2020, pela primeira vez, a parcela de downloads de aplicativos dos novos players ultrapassou a de instituições tradicionais. Em 2019, a participação dos maiores bancos era de 52% e dos novos, 48%. No ano passado, essa posição se inverteu, com os bancos digitais alcançando uma fatia de 52%.
Segundo Sertório, da KPMG, para continuarem crescendo os bancos digitais precisam alimentar cada vez mais a sensação de novidade e inovação. Além da qualidade dos serviços em alta, eles também terão de contar com capacidade financeira para o lançamento de novos produtos. Na área de crédito, essencial nos dias atuais e uma grande carência no País, há a necessidade de ter um balanço que sustente possíveis perdas decorrentes da inadimplência, diz Sertório. O número é expressivo – cerca de 40 milhões de pessoas. Dados da pesquisa também mostraram que os bancos virtuais são mais populares entre os consumidores de 18 a 34 anos, concentrando 21% dos respondentes nessa faixa etária. Como em 2017, quando foi feita a primeira edição da pesquisa, o perfil predominante dos usuários de bancos digitais, em 2019, continua sendo de jovens (48%), homens (54%), de classe média e alta (55% e 16%) das regiões Sudeste e Sul (74%).
Por enquanto, pessoas entre 35 e 44 anos ainda são bem mais propensas a utilizar contas digitais e pelo menos um terço delas já é usuário do serviço. Os consumidores com faixa etária de 25 a 34 anos e 55 a 64 anos estão em segundo lugar (31% cada) e as pessoas com 65 anos ou mais aparecem em terceiro (23%), como o público menos interessado no serviço.
Entretanto, a diferença deve diminuir um pouco até 2025. Nos próximos cinco anos, o percentual de pessoas com contas bancárias digitais na faixa etária de 65 anos ou mais deve aumentar para 40%. Para pessoas entre 18 e 24 anos o número dever aumentar de 26% para 44%.
 
 
Fonte: Google Survery, Março 2020.
Continua sendo de jovens
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São Homens
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das regiões Sudeste e Sul
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Para pessoas entre 18 e 24 anos o número dever aumentar de 26% para
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Como o Brasil se compara ao resto do mundo?
Dos 13 países estudados, o Brasil e a Alemanha têm o maior percentual de adesão às contas digitais, com 28% de cada população relatando já utilizar o serviço. Índia, Malásia, Espanha, Singapura e Holanda também apresentam um percentual expressivo. Nestes países, estima-se que cerca de um em cada cinco adultos já utilizem contas digitais.
Os bancos digitais são consideravelmente menos populares na Itália (12%) e na França (13%). Nas Filipinas, México e Irlanda o número fica em 15%, já em Hong Kong o percentual sobe para 16%.

USUÁRIOS 

Nosso maior usuário são da maior porcentagem homens, que gostam de games, filmes de herois, animações e todo esse universo que gira em torno dos Geeks. Eles querem uma empresa a qual conversa com ele de forma igual, aceitando esse mundo de fantasia e diversão.

PERSONA

Pesquisa com Usuários

Em cima da pesquisa dos usuários em potencial para me ajudar a obter insights sobre soluções específicas e recursos de produtos neste estágio inicial. 

A pesquisa foi feita com 30 pessoas do público-alvo. As perguntas eram sobre o que achavam sobre os Bancos Digitais, se sentiam seguros, quais bancos eles utilizavam e quais eram suas frustrações com a empresa ou app ou site.  

Mesmo que a amostra de usuários não seja grande o suficiente para assumir que é representativa de toda a população, os resultados da pesquisa tendem a indicar que:

  • Temos que simplificar as plataformas e não complica-lás ainda mais. 

  • Os usuários se preocupam com a segurança, mas também querem ser reconhecidos com usuários de longa data.

  • Procuram empresas que oferecem Cashback para trocar com outros produtos que a empresa seja parceira.

Estatísticas da pesquisa

dos entrevistados tem idade entre 26 à 35 anos
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dos entrevistados dizem não ter ainda uma conta digital
0 %
utilizam o aplicativo para acessar seu banco, e pagar as contas
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dos entrevistados dizem que seu banco nunca ofereceu desconto em lojas parceiras
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dos usuários, dizem que são consumidores ativos para compras online
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Respostas mais frequêntes na pesquisa

Como escolheu o seu Banco, e quais eram as vantagens que ele ofereceu?

R: Banco físico, meu salário como bolsista precisa ser por lá Banco digital, a facilidade, rapidez, transferência gratuitas (ainda não existia pix), etc

O que você espera em um Banco Digital ou Físico?

R: Segurança, credibilidade e facilidade

O que os bancos poderiam melhorar para atender a suas necessidades?

R: Aplicativos mais rápidos e livre de travamento.As vezes o sistema fica indisponível, acredito que seja pelo fluxo de pessoas entrando, isso é muito chato.

O que seria um BANCO ideal para você?

R: Na idealização seria um banco com Taxa de juros anual ZERO, Compras acima de um valor, ganhar Cahsback sobre os produtos comprados, Valorização de clientes com contas mais antigas ou contas em dia.

Mapa de jornada do usuário

Criei um Mapa de Jornada do Usuário para visualizar melhor os principais problemas enfrentados pelo usuário para adquirir um plano de conta em Banco Digital.

Usando essa jornada como ponto de partida para criação de um brifing sobre como criar a plataforma, identifiquei possíveis soluções, como fornecer informações claras para o cliente, dando vantagens e cashbacks durante suas compras online, vantagens para quem tem mais tempo com agência e claro um visual voltado ao público alvo.

Mapa de Empatia

Criei um Mapa de Empatia para resumir o que aprendi sobre as necessidades, pensamentos e sentimentos de um usuário representativo. O mapa me ajuda a entender mais sobre o usuário para o qual estou projetando e garante que o projeto tenha uma abordagem centrada no ser humano.

Briefing

Criamos um briefing do que o APP precisa ter e claro do que realmente os nossos usuários precisavam para o seu dia a dia usando a plataforma. Pensando nisso, criamos também um requisito do sistema para que pudéssemos seguir e não prejudicar toda pesquisa feita anteriormente, em base desses dados fizemos requisitos diferenciais a qual iriamos ser totalmente diferente do nosso concorrente e tem mais a cara do nosso usuário e do nosso objetivo.

Mapa do APP

O principal desafio deste projeto foi como definir os parâmetros em torno de como um usuário direciona mudanças sobressalentes para uma organização. Inicialmente, havia três opções que eu considerados:

• Permitir que o usuário se identifique com a plataforma de uma forma simples e descomplicada mostrando todo passo a passo com interatividade e com um visual e icones e cores moderno, levando o usuário a sempre querer usuar o aplicativo.

• Trabalhar com imagens e fluxos mais simples para uma transição ou até mesmo um pagamento.

• Ter sua loja para trocar seus ponto (cashbacks) em produtos ou serviços. Levando para outro nível o app, bascando mais aproximidade com os clientes.

 

Fluxo do Usuário

Criei um fluxo de usuário para entender como um usuário navegaria pela interface. Eu mapeei duas entradas: um usuário frequente e um novo usuário para comparar alguns cenários possíveis. 

Percebi que seria importante ter um botão de call to action em algumas das seções para incentivar o novo usuário a tomar decisões.

Construir

Construi um prototipo de baixa fidelidade para ter a visão de como seria ínicio do app.

Baixa Fidelidade

Média Fidelidade

Alta Fidelidade

Alta Fidelidade cor blue

Usando pequenas mudanças para gerar grande impacto

Combinando padrões de design de aplicativos de Bancos Digitais a qual tem uma boa construção respeitando as Leis de  10 heurísticas de Nielsen, para que a plataforma seja responsiva e tenha facilidade de comunicação com usuário final.

Web Site BankGeek

APP Responsivel

Teste de usabilidade

Mandei e-mails para alguns usuários com link do mockup de alta fidelidade, conduzi um teste de usabilidade para identificar quaisquer problemas e testar minhas decisões de design ainda em um estágio inicial. O teste foi realizado remotamente.

Tive informações importantes do teste. Algumas informações não foram comunicadas com clareza suficiente, mas o teste foi válido para melhorar ainda mais a usabilidade.

Levei esses insights em consideração no protótipo final.

Trazendo escuridão para a luz

BRANDING + DESIGN VISUAL

Nós nos afastamos intencionalmente da linguagem visual dos aplicativos bancários tradicionais do mercado. Queríamos que BankGeek parecesse confiável, mas também amigável – trazendo uma sensação de leveza para o conteúdo sério que os usuários podem encontrar.

Equilibramos tons mais vibrantes e aconchegantes com cores azul e rosa para chamar atenção e trazer uma modernidade usando cantos arredondados, sombras suaves e uma fonte amigável para dar vida a essa visão.

Final UI design & Prototype

Despois de tanto teste de usabilidade e conversar com os usuários, chegamos em uma definição de ideias para a criação definitiva do APP BankGeek para que os usuários se sintam confortaveis com a plataforma e se identifiquem com cada detalhes colocado, trazendo o antigo junto com o novo. O mundo esta mudando e temos que mudar juntos pois só assim teremos uma visão geral do que realmente os usuários estão precisando.

Você pode interagir com as telas acessando o APP BankGeek no botão baixo para ver o conteúdo completo.

Lições aprendidas e para onde vamos a partir daqui

Esse projeto foi muito desafiador, com as pesquisas com usuários para dar validade a todas as teorias sobre o problema, buscamos realmente ser o mais assertivos no processo de criação para os usuários. Todos os teste foram a distância e isso deixou o nosso projeto ainda mais dificil para recolher os insights dos usuários.

O projeto tem muito que crescer e melhorar, e estamos empenhados em melhorar e fazer mais teste de usabilidade de uma forma presencial, as próximas etapas para este projeto são colocá-lo nas mãos de mais usuários para validação adicional, experimentar uma funcionalidade de pesquisa mais rica (como por localização e classificação de palavras-chave) e decidir como uma equipe se queremos colocá-lo no mercado.

Na ausência de uma equipe de negócios com a qual me comunicar, durante este projeto a maior parte de minha energia foi canalizada para criar uma ótima experiência para o usuário. Portanto, esse projeto me fez reconhecer a importância de ter um relacionamento próximo com as equipes de negócios para garantir que seus objetivos também sejam atingidos.

Este projeto me ensinou o valor da colaboração e do trabalho em uma equipe de produto; Aprendi a ser mais organizado com minha documentação, meticuloso com minha transferência e iterativo com minhas soluções de design enquanto trabalhava com um designer sênior.

 

Nunca se esqueça de uma ideia nova

Este aplicativo faz tudo o que você poderia querer fazer e não só isso, é lindamente projetado e extremamente intuitivo de usar. Baixe-o GRATUITAMENTE na app store hoje mesmo.

Salve o mundo com criatividade!

Disponibilidade para todas plataformas

Google Play, App Story.

Integração de plataforma

Site e App tem interação em tempo real e comprar ingressos para cinemas online diretamente das plataformas do BankGeek.

Acesso Bluetooth

Acessibilidade para pessoas mais que especiais.

Avisos de Promoções

Corre para os melhores estabelicimentos a qual você terá mais descontos e volta de cashbacks.

Editar notificações

Edite suas notificações da forma que desejar e não receber mensagens indesejadas.

Faturas online

Receba descontos pagando em dia suas faturas, ou troque por cashbacks para trocar por produtos ou serviços.

BankGeek o Banco Digital feito pra você!

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